A ação reforça o compromisso do Governo do Amazonas com a dignidade e o cuidado com a saúde menstrual da população

Foto: Mauro Neto /Secom

O governador Wilson Lima fez, neste sábado (13/09), durante a 22ª edição do Governo Presente, no bairro Novo Aleixo, zona norte, a entrega de 520 kits de absorventes higiênicos do Programa Dignidade Menstrual. O programa foi lançado, em 2021, pelo Governo do Amazonas, e já realizou a distribuição de 300 mil kits em todo o estado

“Os absorventes são importantes para garantir um direito básico das meninas que frequentam a aula. A partir de uma pesquisa da nossa Secretaria de Educação, descobrimos que muitas meninas ficavam até uma semana sem ir para a escola porque a família não tinha condições de comprar um absorvente. Esse é um programa importante; eu faço isso com a certeza do dever cumprido de que a gente está no caminho certo de dar dignidade para as mulheres”, destacou o governador.

Foto: Mauro Neto /Secom

O trabalho envolve as secretarias de Assistência Social e Combate à Fome (Seas) e de Educação e Desporto com objetivo de minimizar esse problema social que afeta, principalmente, as meninas que menstruam oriundas de famílias em situação de pobreza e extrema pobreza.

Durante a ação, foram distribuídos 520 pacotes de absorventes higiênicos, sendo 220 entregues à Escola Estadual Professor José Bernardino Lindoso, localizada na avenida Coronel Sávio Belota, zona norte. Mais 300 pacotes foram destinados a 100 mulheres em situação de vulnerabilidade social, atendidas pelo Centro de Convivência Teonízia Lobo.

“Muitas mulheres e meninas em vulnerabilidade não conseguem ter acesso a um absorvente higiênico. E a importância do programa é essa: ajudar as mulheres que estão em vulnerabilidade social a ter dignidade menstrual”, explicou a secretária da Seas, Kelly Patrícia.

A secretária também destacou a meta de 2025 do programa para o estado. “Estamos com uma meta desse ano ainda, de mais de 500 mil absorventes, ou seja, alcançar todo o Estado do Amazonas, alcançar as mulheres do estado do Amazonas”.