Além de realizar consultas com especialistas e exames, a SES-AM prestou orientações sobre como acessar médico sem precisar sair de casa, pelo App Saúde AM Digital


A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) realizou 1.023 atendimentos, durante a 28ª edição do programa Governo Presente, no sábado (13/12), na Escola Estadual Terezinha Almeida da Silva, no bairro Alvorada, zona centro-oeste de Manaus. Entre os serviços realizados estão consultas presenciais e por Telessaúde, além de exames de imagem na Carreta da Saúde, que permanecerá no local até quarta-feira (17/12).
A SES-AM levou para a ação consultas médicas presenciais com clínico geral, pediatra e oftalmologista. Também foram oferecidos atendimentos por Telessaúde com ginecologista e ortopedista, assim como aferição da pressão arterial e testes glicêmicos.
A secretaria ainda realizou exames de mamografia, ultrassonografia de abdômen total e superior, de tireoide, de próstata (via abdominal), do aparelho urinário, transvaginal e pélvica, oferecidos pela Carreta da Saúde. A Fundação de Vigilância em Saúde Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), realizou o Dia D de Mobilização contra a Dengue, com ações educativas para combater o Aedes aegipty.


Segundo a secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, os atendimentos realizados reforçam o compromisso do governador Wilson Lima com a ampliação do acesso e a disponibilidade dos serviços de saúde cada vez mais perto da população.
“A aproximação dos serviços de saúde com a população é fundamental para assegurar acesso oportuno. Estamos em mais uma edição do Governo Presente, onde trazemos consultas especializadas e exames na Carreta da Saúde, com foco em atender às principais demandas da população. Esse é o compromisso do governo com o SUS Amazonas”, declarou a secretária.
Marlene Rodrigues, de 71 anos, utilizou pela primeira vez os serviços da Carreta da Saúde. Ela realizou o exame de ultrassonografia de abdômen total e saiu com o resultado em mãos. Marlene destacou a iniciativa de ampliação do acesso aos exames e elogiou o atendimento.

Foto: Evandro Seixas / SES-AM
“Foi a primeira vez que fiz um exame na Carreta e fiquei muito satisfeita com o atendimento rápido e organizado. Essa ação facilita muito a vida da população, principalmente de quem tem mais idade e dificuldade de locomoção. Poder fazer os exames perto de casa, faz toda a diferença e mostra o cuidado da saúde do Governo do Amazonas com as pessoas”, destacou.
Para a realização dos exames, é necessário apresentar documento de identidade com foto e encaminhamento médico. Mulheres a partir de 40 anos não precisam de encaminhamento.
Atendimento estendido
Assim como a Carreta da Saúde, que fica no local até quarta-feira (17/12), o atendimento médico será estendido ao longo da semana. Na segunda e terça-feira (15 e 16/12), serão oferecidos atendimentos em ortopedia, por meio da Telessaúde, e consultas presenciais com clínico geral. Na quarta-feira (17/12), a programação contará com atendimento em teleconsulta com cardiologista e consulta presencial com pediatra. E na quinta-feira (18/12), haverá Telessaúde em ortopedia, e na sexta-feira (19/12) com cardiologista.
Saúde AM Digital

Foto: Evandro Seixas / SES-AM
A SES-AM levou para a ação orientações sobre como acessar atendimento médico sem sair de casa, por meio do aplicativo Saúde AM Digital. A plataforma disponibiliza consultas remotas 24 horas com clínico geral, sem necessidade de agendamento prévio, e pode ser baixada gratuitamente nas principais lojas de aplicativos. O serviço possibilita atendimento em casos de urgência básica, evitando o deslocamento para SPAs, UPAs ou prontos-socorros. Além disso, o programa oferece teleconsultas em 17 especialidades, bem como acesso a exames e receitas diretamente pelo celular.
Balanço
Entre os atendimentos em saúde do Governo Presente, foram registrados 106 consultas nas especialidades médicas, sendo 32 em oftalmologia, 27 em clínica geral, 18 em ortopedia, 20 em ginecologia e 9 em pediatria. Na Carreta da Saúde, foram realizados 60 exames de imagem, sendo 60 de ultrassonografias. Foram feitos, ainda, 507 atendimentos pelo Sistema de Regulação, 113 pela Ouvidoria do SUS e 25 em orientação do app Saúde AM Digital. Na área de triagem, foram realizados 106 procedimentos de aferição de pressão arterial e 106 testes de glicemia.
Vigilância em Saúde
A FVS-RCP realizou o Dia D de Mobilização contra a Dengue, reforçando as ações de prevenção às arboviroses diante do aumento do risco de transmissão neste período sazonal. A programação incluiu exposição do Ciclo do Mosquito, que mostra de forma clara e visual as fases de vida do Aedes aegypti e como pequenos descuidos viram criadouros; Tapete da Prevenção, um percurso interativo com orientações práticas e acessíveis para manter os ambientes livres do vetor; e o Quiz da Dengue, dinâmica divertida que testa conhecimentos e incentiva a população, de todas as idades, a reforçar hábitos de prevenção na rotina diária.