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Social

Governo Presente: Na abertura da 28ª edição mais de 6,7 mil atendimentos são realizados no bairro de Alvorada, zona centro-oeste de Manaus

Os serviços de saúde, emissão de documentos e castração solidária de cães e gatos continua durante a semana

O Governo do Amazonas realizou mais de 6,7 mil atendimentos, no sábado (13/12), durante a abertura da 28ª edição do Programa Governo Presente, na Escola Estadual Terezinha Almeida da Silva, no bairro Alvorada, zona centro-oeste de Manaus. A ação reuniu mais de 30 secretarias e órgãos estaduais para oferecer serviços como emissão de documentos, consultas médicas, apoio ao crédito, castração gratuita de animais, entre outros.

As nove edições, deste ano, do Programa Governo Presente já somam mais de 104,8 mil atendimentos, consolidando a iniciativa como uma ação exitosa do Governo do Amazonas ao levar serviços públicos essenciais para mais perto da população.

O programa é coordenado pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), órgão da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), pela Unidade de Gestão Integrada (UGI) e Casa Civil, com o apoio da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar.

O secretário da Sedurb e UGPE, Marcellus Campêlo, ressalta que os atendimentos de saúde, castração gratuita de animais e emissão de documentos continuarão na segunda-feira (15/12) e seguem até quarta-feira (17/12), no mesmo local. Segundo ele, são serviços importantes para a população. “São atendimentos que vão desde consultas médicas e castração de animais até assistência social, com equipes do Governo do Amazonas mobilizadas para atender as pessoas que mais precisam”, afirmou.

O soldador Nazareno de Jesus, de 37 anos, aproveitou a oportunidade para renovar sua carteira de identidade, serviço oferecido pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM). ”Gostei do atendimento, foi bem rápido. Eu estava com a identidade rasurada, então, aproveitei para emitir o novo documento. Estou muito satisfeito”, disse.

O Instituto de Identificação Aderson Conceição de Melo (IIACM), da SSP-AM, realizou 590 atendimentos entre emissão e agendamento da Carteira de Identidade Nacional (CIN).

Quem também participou da ação foi a estudante Ana Costa, de 14 anos, que estava acompanhada da mãe, Raimunda Francisca, de 52 anos. Juntas, elas levaram o pet da família para atendimento no Castramóvel, da Secretaria de Estado de Proteção Animal (Sepet). “O que eu mais queria era a castração da minha cachorrinha e, graças a Deus, conseguimos o atendimento bem perto da nossa casa. Isso foi ótimo, estou muito feliz”, afirmou.

FOTO: Tiago Corrêa/UGPE

A Sepet, por meio do Castramóvel, realizou 566 atendimentos, incluindo agendamentos e castrações solidárias, além de aplicação de vacinas virais em cães e gatos.

A dona de casa Ana Lucia Curcino, de 51 anos, também foi uma das beneficiadas pelo mutirão de serviços. Ela fez consulta com oftalmologista, oferecida pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM). “Fui bem atendida, o atendimento foi excelente. Eu tenho muitas dificuldades para enxergar, então, estava precisando de um laudo e receita médica para comprar óculos novos”, contou.

Durante o evento, a SES-AM realizou 1.023 atendimentos com a oferta de consultas presenciais em clínica médica, pediatria e oftalmologia, além de teleconsultas em ginecologia e ortopedia, exames de imagem na Carreta da Saúde e orientações sobre o uso do aplicativo Saúde AM Digital.

FOTO: Tiago Corrêa/UGPE

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) realizou o Dia D de Mobilização contra a Dengue, reforçando as medidas de prevenção diante do aumento do risco de transmissão das arboviroses neste período sazonal. A Fundação levou atividades lúdicas sobre a exposição do ciclo do mosquito.

Cidadania

A Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) realizou mais de 1,1 mil atendimentos. Entre os serviços ofertados, a população contou ações de fomento à economia, entrega de kits bebê, cestas de alimentos e concessão de linhas de microcrédito por meio do projeto Empreender no envelhecer, além de regularização do CPF, e emissão de declaração de hipossuficiência para solicitação da segunda via de certidões de nascimento e casamento.

A Secretaria de Educação e Desporto Escolar realizou serviços de Ouvidoria e orientações sobre programas como Busca Ativa e Pé de Meia. O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) realizou 70 atendimentos, entre eles, serviços de licenciamento, transferência de veículos, emissão do CRLV-e e marcação de prova de legislação e direção, além de inscrição gratuita em cursos ministrados pela Eptran. Entre eles, direção defensiva, curso para condutores de veículos de transporte escolar e de emergência.

Empreendedorismo e Crédito

A Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam) ofereceu ações do Mais Crédito Amazonas e do Programa Limpa Crédito com a realização de liquidações e renegociações, com flexibilização de parcelas e condições diferenciadas para quitação de débitos em aberto com o Programa Limpa Crédito.

A Secretaria de Estado da Assistência Social e Combate à Fome (Seas) realizou 229 atendimentos, entre orientações sobre programa Crédito Rosa e inscrições para o curso Padaria Artesanal. Também entregou 200 kits de absorventes do Programa Dignidade Menstrual.

A Superintendência Estadual de Habitação do Amazonas (Suhab) fez 43 atendimentos, de serviços de renegociações de dívidas habitacionais por meio do Refis 2024, que concede até 100% de descontos de juros e multas, entre outros. Na ocasião, a equipe técnica também auxiliou a população que tem interesse em iniciar o processo do pré-cadastro no Programa Amazonas Meu Lar.

A Secretaria de Estado das Cidades e Territórios (Sect) prestou orientações e fez abertura de processos de regularização fundiária, além de facilitação do acesso ao título definitivo de propriedade.

Bem-estar e Lazer

A Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel) levou atendimento ambulatorial de fisioterapia para pessoas com dor de origem ortopédica em geral, com uso de ventosa, liberação miofascial, alongamento e eletroterapia. Além disso, fez triagem para realização de atendimento com fisioterapeutas, com aferição de pressão arterial, teste de glicemia e oximetria.

A Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (FUnATI) fez panfletagem sobre os serviços do órgão. Também levou a campanha educativa para o envelhecimento saudável, pelos Mascotes da FUnATI.

O Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) realizou 236 atendimentos, entre serviços de esmaltação, corte de cabelo e massagem.

A Secretaria de Cultura e Economia Criativa proporcionou atividades recreativas e lúdicas. Na ocasião, também levou a Feira de Economia Criativa e o Programa Mania de Ler.

Outros Serviços

A Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS) entregou 7,5 toneladas de peixe. Além disso, a Feira de Produtos Regionais movimentou mais de R$ 6,2 mil, beneficiando agricultores familiares que atuam nas feiras da ADS.

A Fundação Amazonprev realizou 52 atendimentos com serviços de recadastramento de aposentados e pensionistas do Governo do Amazonas e atendimentos previdenciários, como emissão de contracheques, simulação de aposentadoria e regularização de pensões.

O Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-AM) orientou e esclareceu ao público acerca das relações consumeristas, além disso, abriu processos administrativos como denúncias ou reclamações.

A Controladoria Geral do Estado (CGE) ofereceu serviços de divulgação dos mecanismos de auditoria e participação social (ouvidoria e acesso à informação).

A Secretaria Executiva do Trabalho e Empreendedorismo (Setemp) auxiliou na inscrição da Carteira digital de Trabalho. Também orientou sobre o mercado de trabalho e informou sobre o seguro-desemprego.

A Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama) levou três máquinas purificadoras e mais 4 mil copos para distribuição de água potável.

Ações estendidas

A Carreta da Saúde continuará os atendimentos durante a semana. De segunda-feira (15/12) a quarta-feira (17/12), a partir das 8h, serão disponibilizados atendimentos para consultas presenciais e por telessaúde, exames de ultrassonografia, mamografia, aferição de pressão e glicemia.

A Sejusc seguirá com atendimentos de emissão de declaração de hipossuficiência para segunda via gratuita de certidões de nascimento e casamento (RCN), além do Pronto Atendimento Virtual, da Receita federal, que faz a regularização do CPF.

A SSP continua com o serviço de agendamento e emissão da Carteira de Identidade Nacional. A Sepet, por sua vez, também estenderá os atendimentos durante a semana. Serão realizados agendamentos, castrações e vacinações virais.


Agência Amazonas de Notícias
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