Foram prestados atendimentos em ortopedia, ginecologia, oftalmologia e exames de imagens


A Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) realizou 1.688 atendimentos, presenciais e por Telessaúde, durante a 24ª edição do programa Governo Presente, neste sábado (11/10), no Centro de Educação de Tempo Integral (CETI) João dos Santos Braga, na avenida Curaçao, bairro Nova Cidade, zona norte de Manaus. Durante a ação, promovida pelo Governo do Amazonas, também foram disponibilizados exames de imagem na Carreta da Saúde. A unidade móvel permanecerá no local até dia 23 deste mês.
A ação contou com consulta médica presencial com oftalmologista, atendimentos por Telessaúde com cardiologista, ginecologista e ortopedista, aferição da pressão arterial e testes glicêmicos.
A SES-AM prestou também exames de mamografia, ultrassonografia de abdômen total e superior, tireoide, próstata (via abdominal), aparelho urinário, transvaginal e pélvica, ofertados pela Carreta da Saúde, além das ações de prevenção promovidas pela Fundação de Vigilância em Saúde Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP).


A Secretária Executiva Adjunta de Políticas de Saúde, Diana Lima, ressaltou a importância dos serviços de saúde no Governo Presente. Segundo ela, a Carreta da Saúde vai estender os atendimentos no local até o dia 23 deste mês. “Estamos disponibilizando mais de 1,1 mil exames de mamografia e ultrassonografia”, garantiu a secretária.
A doméstica Elizete Alves, de 45 anos, aproveitou para realizar o exame de mamografia. “Estamos no Outubro Rosa e vim fazer meu exame de mamografia, fui bem atendida, me senti acolhida e saí com o resultado em mãos”, afirmou.

Foto: Jeany Costa / SES-AM
Para a realização dos exames, é necessário apresentar documento de identidade com foto e encaminhamento médico. Mulheres a partir de 40 anos não precisam de encaminhamento.
O autônomo Fabio Viana, de 42 anos, buscava uma consulta com o ortopedista há um ano e, pela primeira vez, fez um atendimento pela Telessaúde. Ele conta sobre a importância da modalidade para quem precisa de uma consulta com urgência. ” É uma ótima opção, surgiu a oportunidade e eu resolvi comparecer. O Governo está de parabéns, que mais ações como essa possam acontecer”, disse.

Foto: Jeany Costa / SES-AM
Balanço
Nas consultas em especialidades médicas, foram registradas 75 em oftalmologia, 45 em clínico geral, 16 em ortopedia, 14 em ginecologia e 11 em cardiologia, totalizando 161 atendimentos. Além disso, foram realizados 692 atendimentos pelo Sistema de Regulação e 75 pela Ouvidoria.
Na área de triagem, foram realizados 111 procedimentos de aferição de pressão arterial e 126 testes de glicemia, somando 237 atendimentos.
Vigilância em Saúde
A FVS-RCP promoveu ações de orientações de saúde e atividades educativas voltadas à prevenção de doenças e promoção da saúde. Foram realizados 91 atendimentos de triagem e 364 testes rápidos para detecção de HIV, hepatites C e D, e sífilis. Também houve a distribuição de insumos estratégicos, sendo 14.200 preservativos externos, 4.000 géis lubrificantes, 400 ventarolas, e 120 autotestes.
A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, ressalta que a iniciativa possibilita a conexão da instituição com a população. “Nosso objetivo é fortalecer as ações de prevenção e ampliar o acesso a exames que possibilitam a detecção precoce de infecções sexualmente transmissíveis, como hepatites, HIV e sífilis”, avalia.