As ações acontecem entre os dias 7 e 11 julho, das 9h às 16h, na UnLoc/Itacoatiara e no PA Açuanópolis/Canutama

Os municípios de Itacoatiara e Canutama (a 176 e 619 quilômetros da capital, respectivamente) serão os primeiros a receber mutirões de retificação do Cadastro Ambiental Rural (CAR). As ações ocorrerão, simultaneamente, entre os dias 7 e 11 de julho, das 9h às 16h, com o objetivo de atender agricultores familiares e produtores rurais que precisam regularizar o registro das propriedades rurais.

A iniciativa será realizada pelo do Governo do Amazonas, por meio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) e Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam).

O Projeto de Implantação do CAR (Projecar) é apoiado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Fundo Amazônia e Secretaria de Meio Ambiente (Sema) e terá vigência até agosto de 2026.

Em Itacoatiara, a ação será realizada na Unidade Local (UnLoc) do Idam, localizada na rua Solimões, 2-190, Jauary I, e, em Canutama, no Posto Avançado do Distrito de Açuanópolis, situado na BR-319, KM 70. Os mutirões são direcionados, também, aos trabalhadores rurais dos municípios adjacentes.

“Realizaremos no âmbito do Projecar um total de oito mutirões de atendimentos e retificações, contemplando, assim, 36 municípios amazonenses. Entre as metas do contrato, estão mais de 3,5 mil atendimentos e mais de 1,3 mil retificações de registro”, informou o coordenador do Núcleo de Geoprocessamento (Nucgeo), Victor Hugo.

Hugo reforça que além das retificações, os proprietários que precisam realizar o registro do CAR podem participar dos atendimentos. Posteriormente aos mutirões, as equipes das UnLocs e Postos Avançados darão prosseguimento aos processos de registro.

Cadastro Ambiental Rural

O CAR é um registro eletrônico obrigatório para propriedades e posses rurais, previsto na Lei nº 12.651/2012 (Código Florestal), e que reúne informações ambientais para monitoramento, controle e planejamento ambiental das áreas rurais. A retificação do registro é fundamental para a regularização ambiental das propriedades rurais em todo país.

“Com o CAR retificado, o produtor tem acesso a diversas políticas públicas que exigem o registro como é o caso do crédito rural e, além disso, o imóvel rural é mais valorizado. Se for necessário arrendar ou mesmo vender o imóvel, o proprietário pode conseguir um valor melhor por estar de acordo com a legislação ambiental”, frisou.