Fruto de uma parceria entre o Idam e a Fazenda Aruanã, o projeto Excelsa visa o fortalecimento da agricultura familiar

Fotos: Divulgação/Idam
Realizado por meio de uma parceria entre o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) e a Fazenda Aruanã, o Projeto Excelsa está com as inscrições abertas, até o dia 20 de março, para doação de mudas de castanha-da-Amazônia. O objetivo é fortalecer a agricultura familiar e recuperar áreas degradadas.
Conforme a gerente da Produção Florestal Não Madeireira (GPNM), Ana Paula Rebouças, em 2025, o Projeto atingiu a marca de 93,2 mil mudas distribuídas, contemplando agricultores familiares dos municípios de Alvarães, Autazes, Barreirinha, Beruri, Borba, Careiro, Iranduba, Manacapuru, Manaus, Nova Olinda do Norte, Itacoatiara (Novo Remanso), Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, São Sebastião do Uatumã, Sul de Canutama, Uarini e Urucurituba.

Fotos: Divulgação/Idam
“O Projeto Excelsa tem a proposta de doar mudas de castanha-da-Amazônia para agricultores familiares, cujo objetivo é fortalecer a agricultura familiar, gerando renda para as comunidades rurais, mas também proporcionar a recuperação de áreas degradadas”, destacou.
Segundo a gerente, as inscrições estão sendo realizadas nas Unidades Locais (UnLoc) e Postos Avançados (PA) do Idam, presentes em todos os municípios do estado.
“Basta ir ao escritório mais próximo tendo em mãos o RG, CPF e Cartão do Produtor Primário (CPP) que sua inscrição será realizada de forma gratuita”, concluiu a gerente.