Dar publicidade aos atos oficiais do estado, garantindo legalidade e segurança jurídica é uma das tarefas da autarquia


A Imprensa Oficial do Estado do Amazonas (IOA) completa 133 anos de história, neste domingo (31/08), consolidando-se como um órgão essencial para a transparência e a publicidade dos atos oficiais do governo estadual. A autarquia, responsável pela publicação do Diário Oficial Eletrônico do Estado do Amazonas (DOE), é referência em modernização, preservação documental e práticas que aproximam a administração pública da sociedade.
Criada em 1892, pelo governador Eduardo Ribeiro, a IOA cumpre a missão em dar publicidade aos atos oficiais do Estado, garantindo legalidade e segurança jurídica às ações do poder público. O DOE é a principal ferramenta para esse compromisso, sendo instrumento indispensável para a transparência administrativa do Estado do Amazonas.
De acordo com o diretor-presidente da IOA, João Ribeiro Jr, as ações na autarquia garantem o investimento em tecnologia, transparência e valorização da memória. “Queremos fortalecer nossa missão institucional. A Imprensa Oficial é mais do que um órgão técnico, é uma instituição que valoriza pessoas e preserva a história do nosso Estado”, destacou.
A IOA, nos últimos cinco anos, vem modernizando sua estrutura com a utilização de equipamentos com alta tecnologia em seu Parque Gráfico, a implantação da plataforma Legisla.AM para consultas jurídicas, que reúne as legislações estaduais e diminui a burocracia e custos com a disponibilidade da assinatura eletrônica do DOE.


Ações sociais
A Imprensa Oficial também se destaca com as boas práticas que vão além do seu papel institucional. Projetos como “Acolhendo Histórias” e “Compartilhando Histórias”, voltados ao incentivo à leitura, são exemplos de iniciativas da instituição que aproximam a autarquia da comunidade e fortalecem seu compromisso social.
O projeto mais recente; Imprensa Oficial de Portas Abertas-Sua Família também faz parte, proporciona visitas guiadas à sede da autarquia, permitindo que os familiares conheçam sua estrutura, serviços e importância para a administração pública.
De acordo com o diretor-presidente, o desafio para os próximos anos é continuar a reforçar a visão institucional “modernizando seus serviços, preservando sua história e mantendo-se próxima da sociedade, como referência em publicidade oficial e gestão documental”.