Material sem Documento de Origem Florestal totaliza 12 m³ de madeira apreendida

FOTO: Henrique Almeida/Ipaam
O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) realizou, nesta quarta-feira (04/02), a doação de 300 paletes de madeira, totalizando 12 m³, à Defesa Civil do Amazonas e à Defesa Civil de Manaus, apreendidos durante uma ação de fiscalização no município de Manacapuru (a 68 quilômetros de Manaus). A entrega ocorreu na sede do Instituto, no bairro Flores, zona centro-sul da capital amazonense.
A apreensão foi realizada na noite de terça-feira (03/02), quando a equipe de fiscalização do Ipaam abordou um caminhão que transportava os paletes sem o Documento de Origem Florestal (DOF), exigido para o transporte de produtos e subprodutos florestais, em um trecho da rodovia Manoel Urbano (AM-070), no perímetro urbano de Manacapuru. Além da carga, o caminhão utilizado no transporte irregular também foi apreendido. Conforme apurado pelos agentes, o material era “esquentado” por meio de notas fiscais frias, e os responsáveis pelo desdobro da madeira já foram identificados.
De acordo com o diretor-presidente do Ipaam, Gustavo Picanço, a ação integra as estratégias do órgão no combate ao desmatamento e à comercialização irregular de produtos florestais, além de assegurar a destinação socialmente adequada do material apreendido.
“Essas ações têm tido um resultado muito importante no combate ao desmatamento e à comercialização irregular de madeira. Hoje, estamos dando um destino correto a esse material, que passa a servir à população, especialmente neste período próximo da cheia, mostrando o papel do Ipaam na fiscalização e na responsabilidade social”, afirmou o gestor.
Do total apreendido, 250 paletes foram destinados à Defesa Civil do Amazonas. O órgão também ficou como fiel depositário do caminhão apreendido, assumindo a responsabilidade legal pela guarda do veículo até a destinação final. Segundo o agente da Defesa Civil do Amazonas e tenente do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas, Aldimar Teixeira, o material será essencial para a logística de atendimento aos municípios. “Esses paletes serão utilizados para acondicionar e organizar materiais de ajuda humanitária, garantindo mais segurança no transporte e no envio de apoio às cidades que necessitarem do suporte do Estado”, destacou.
Outros 50 paletes foram repassados à Defesa Civil de Manaus. Para o chefe da Divisão de Suporte da Defesa Civil municipal, Guilherme Figliuolo, a parceria com o Ipaam contribui diretamente para a eficiência das ações do município. “Esse material vai ajudar na organização do nosso galpão e na conservação dos insumos utilizados em ações de ajuda humanitária”, disse.


A empresa responsável pelo transporte foi multada em R$ 3,6 mil e será embargada por ser reincidente na prática irregular. Os valores aplicados em multas são destinados ao Fundo Estadual de Meio Ambiente (Fema), administrado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), e contribuem para o financiamento de ações de proteção ambiental no Amazonas.
A empresa tem prazo de 20 dias para apresentar defesa administrativa ou efetuar o pagamento da multa. Em caso de denúncias ambientais, o Ipaam disponibiliza o contato da Gerência de Fiscalização Ambiental (Gefa) pelo WhatsApp, no número (92) 98557-9454.