De autoria do maestro Rui Carvalho, obra será lançada nesta terça-feira (05/08), com sessão de autógrafos e entrada gratuita na Casa do Jazz, em Manaus

FOTO: Aguilar Abecassis e Divulgação/Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa

O livro “Amazonas Band 25 Anos – Jazz, História e Legado”, que registra a trajetória de uma das principais big bands do país, será lançado nesta terça-feira (05/08), às 16h, com entrada gratuita na Casa do Jazz, localizada ao lado do Teatro Amazonas, bairro Centro – zona sul de Manaus. O autor, o regente da Amazonas Band, Rui Carvalho, estará no local fazendo sessão de autógrafos, ao lado de outros membros da banda.

O lançamento integra a programação do Amazonas Green Jazz Festival 2025. A obra foi escrita por Rui Carvalho, que também é antropólogo por formação, durante mais de sete anos e sempre registrando momentos marcantes, além de muitas escutas com artistas, ex-integrantes e convidados.

Os primeiros passos aconteceram em 2000, com o nascimento da Orquestra Popular do Amazonas, como um dos corpos artísticos do Teatro Amazonas, com o propósito de reviver os grandes bailes da sociedade manauara de tempos passados.

A “virada de chave” foi em junho de 2001, quando o maestro português Rui Carvalho aceitou o convite da então Secretaria de Cultura, Turismo e Desporto para assumir a regência da orquestra. Ele foi o responsável por conduzir a mudança para o formato de big band, estreando em setembro daquele ano e contribuindo para o desmembramento do naipe de cordas, dando origem à atual Orquestra de Câmara do Amazonas (OCA).

Outro passo marcante foi o início do projeto “Amazonas Band Convida”. Ao longo dos anos, grandes artistas vieram se apresentar no palco do centenário Teatro Amazonas, como Steve Mostovoy, Dave Liebman, Bob Mintzer, Daniel d’Alcântara, Ed Sarath e Leila Pinheiro.

FOTO: Aguilar Abecassis e Divulgação/Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa

O livro ainda traz outros momentos marcantes, como a gravação dos discos “Amazonas Jazz com Vinícius Dorin” e “Amazonas Band Convida Gilson Peranzzetta e Mauro Senise”, além do momento em que o trompetista Daniel Barry dedicou a composição “Meeting of the Waters” ao grupo amazonense.

“Esse é mais que apenas uma referência para pesquisadores acadêmicos e entusiastas no assunto, mas é um testemunho de tudo o que fizemos. Estamos cientes que cumprimos, ao longo de um quarto de século, o nosso principal papel: contribuir para engrandecer a Cultura do Estado do Amazonas. Viva a Amazonas Band”, afirma Rui Carvalho, regente titular do grupo, autor do livro e diretor artístico do Amazonas Green Jazz Festival.

Sobre o Amazonas Green Jazz Festival

O Amazonas Green Jazz Festival é uma realização do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Novidades e mais informações estão disponíveis no Portal Cultura do AM e no site oficial do Amazonas Green Jazz Festival, além das redes sociais: @culturadoam e @amazonasgreenjazzfestival.