Meta é realizar 220 procedimentos, sendo 150 cirurgias de pterígio e 70 de catarata

Foto: Hugo Ferreira/SES-AM e Divulgação/Marcio James
Começou, nesta segunda-feira (05/01), mais um mutirão de cirurgia oftalmológica no interior do Estado, desta vez em Autazes (a 113 quilômetros de Manaus). De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), até quarta-feira (07/01), serão realizados 220 procedimentos, sendo 150 cirurgias de pterígio e 70 de catarata.
As consultas, na manhã desta segunda-feira, foram realizadas no Ginásio Poliesportivo Nicolau de Souza Belo. Após triagem da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), os pacientes passaram por avaliação médica. Aqueles considerados aptos já tiveram a cirurgia imediatamente agendada.
A ação integra o programa Opera+ Amazonas, do Governo do Estado, e tem parceria do projeto Novo Olhar, que é uma iniciativa do deputado estadual Delegado Péricles, com apoio das prefeituras locais.
As cirurgias serão realizadas no Hospital Deodato de Miranda Leão, parte com recursos destinados diretamente pela SES-AM e outra através de emenda parlamentar do deputado. Além de custear parte das cirurgias, a SES-AM está garantindo os insumos e medicamentos.

Foto: Hugo Ferreira/SES-AM e Divulgação/Marcio James
Executado pelo Governo do Estado, o Opera+ Amazonas tem como meta realizar 12 mil cirurgias oftalmológicas para reduzir o tempo de espera. De acordo com a secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, a fila da Regulação foi zerada na capital e, agora, o alvo são os municípios do interior, com apoio das prefeituras e das emendas parlamentares.
“O governador Wilson Lima assumiu o compromisso de ampliar o acesso da população do interior aos serviços especializados de saúde. Estamos levando cirurgias oftalmológicas para mais perto das pessoas, reduzindo tempo de espera e garantindo atendimento digno, seguro e humanizado, sem a necessidade de deslocamento até a capital”, destacou a secretária Executiva Adjunta de Políticas de Saúde da SES-AM, Diana Lima, que representou a Nayara Maksoud na ação em Autazes.
Cirurgias no interior
O Opera + Amazonas tem avançado para o interior do estado, com o objetivo de reduzir tempo de espera e garantir acesso às cirurgias eletivas. A iniciativa integra a política de descentralização da saúde, fortalecendo a resolutividade nas Regiões de Saúde e evitando o deslocamento de pacientes para Manaus.

Foto: Hugo Ferreira/SES-AM e Divulgação/Marcio James
Para o agricultor Valmir Souza, de 76 anos, a comodidade e segurança de poder fazer a cirurgia sem ter que viajar para Manaus é reconfortante. “Meu maior desejo era realizar essa operação para conseguir enxergar novamente. Esse mutirão vai ajudar muita gente que não tem condições de se deslocar até Manaus. Eu agradeço pela oportunidade e pelo cuidado com a população do interior”, declarou.
O mutirão de cirurgias de catarata já percorreu os municípios de Iranduba, Rio Preto da Eva, Parintins, Manacapuru e Presidente Figueiredo.