Fiscalização integrada promoveu orientação sobre violência doméstica e crimes contra a mulher na zona norte da capital

Foto: Lyandra Peres/PC-AM.
Na noite de sexta-feira (08/08) e madrugada deste sábado (09/08), foi realizada mais uma edição da Central Integrada de Fiscalização (CIF), no contexto da Operação Shamar, uma ação de caráter educativo voltada ao combate à violência doméstica e a crimes contra a mulher. Coordenada pela Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Delegacia Especializada em Crimes contra a Mulher (DECCM), a operação aconteceu em bares e aglomerações conhecidas como adegas, na zona norte de Manaus, com apoio da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) e demais órgãos.
A Operação Shamar é coordenada nacionalmente pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e será realizada ao longo de todo o mês de agosto. No Amazonas, a coordenação é da PC-AM, por meio da DECCM.

Foto: Lyandra Peres/PC-AM.
Durante a ação, foram distribuídos panfletos informativos e oferecidas orientações ao público, especialmente às mulheres, sobre os tipos de violência doméstica e como denunciar esse tipo de crime.
Foram visitados uma adega localizada na rua Meca, no bairro Nova Cidade; uma conveniência na avenida Tenente Roxana Bonessi, no bairro Monte das Oliveiras; estabelecimentos na avenida Samaúma, também no Monte das Oliveiras; um bar na rua Rio Zerede, no conjunto Galiléia; e outro bar na avenida Comendador José Cruz, no bairro Lago Azul.
Participaram da operação as delegadas Patrícia Leão e Priscilla Orberg, titular e adjunta da DECCM Centro-Sul; Nathália Oliveira, titular da DECCM Norte/Leste, e Kelene Passos, titular da DECCM Sul/Oeste, além de demais policiais civis e militares, representantes de órgãos estaduais e municipais.


Foto: Lyandra Peres/PC-AM.
Integração
A CIF contou com a participação de servidores da SSP-AM, da Secretaria Executiva Adjunta de Gestão Integrada (Seagi), das Polícias Civil (PC-AM) e Militar (PMAM), da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (Sejusc), da Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas) e da Secretaria Executiva Adjunta de Inteligência (Seai).
Também atuaram na operação o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Amazonas (OAB-AM), a Vigilância Sanitária de Manaus (Visa Manaus), a Amazonas Energia, o Instituto de Defesa do Consumidor do Amazonas (Procon-AM), a Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas).
Outros órgãos presentes incluíram o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), a Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc) e o Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb).

Foto: Lyandra Peres/PC-AM.
Denúncias e registro de BO
As denúncias de crimes contra a mulher podem ser feitas pelos seguintes canais: (92) 98545-0808, disque-denúncia da da DECCM Centro-Sul; 181, disque-denúncia da SSP-AM; 180 da Central de Atendimento à Mulher.
O registro de Boletim de Ocorrência (BO) pode ser realizado na delegacia mais próxima. Em Manaus, a PC-AM conta com três unidades da DECCM, localizadas nas zonas centro-sul, norte e sul. No interior do estado, o registro pode ser feito nas Delegacias Interativas de Polícia (DIP) ou nas Delegacias Especializadas de Polícia (DEP).