Atualmente, o estado conta com um rebanho de cerca de 2,6 milhões de animais

FOTO: Kevyn Sousa/Idam
Nesta segunda-feira (14/10), em que é celebrado o Dia Nacional da Pecuária, o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) reforça seu comprometimento com o fortalecimento da pecuária sustentável na região, trabalhando em parceria com cerca de 20 mil criadores de gado no Amazonas, com ações de capacitação, regularização de documentos, aquisição de fundos e implementos, e assistência técnica em geral.
“Com um rebanho bovino e bubalino diversificado no estado do Amazonas, com aptidões para o corte e para a produção de leite, a produção vem crescendo ano após ano, o que demonstra oportunidades de mercado da produção de alimento de origem animal”, destacou a coordenadora do Projeto Prioritário (PP) de Pecuária do Idam, Maria Oliveira.
Como ressalta a coordenadora, o Idam apoia a pecuária por meio de ações de capacitação e através da elaboração de projetos de crédito rural, onde os produtores podem ter acesso a melhores instalações e equipamentos, facilitando e otimizando a atividade, com resultados positivos na renda familiar e qualidade de vida. O Idam atua, também, auxiliando órgãos aliados com programas de imunização e combate a doenças.
O Amazonas conta com um rebanho de cerca de 2,6 milhões de animais, incluindo bovinos e bubalinos, concentrados principalmente nos municípios de Lábrea, Boca do Acre e Autazes. Neste contexto, o Idam tem trabalhado para difundir práticas sustentáveis, em especial o pastejo rotacionado.
“Com o Projeto Prioritário da Pecuária, criadores de bovinos e bubalinos têm assistência direcionada, priorizando a produção sustentável. Presente em 22 municípios, esse projeto tem, entre suas metodologias, a implantação de Unidades Demonstrativas (UD) de Pastejo Rotacionado, que é uma forma consciente de uso da terra para criação de animais, com a possibilidade do aumento da produtividade e redução da área utilizada para essa finalidade”, delineou Maria Oliveira.

FOTO: Kevyn Sousa/Idam
Atualmente, o instituto já tem 5 UD’s em funcionamento e 6 UD’s em fase de implantação, nos municípios de Barreirinha, Autazes, Silves, Itapiranga, Iranduba, Itacoatiara e Novo Remanso.
Pastejo Rotacionado
Segundo a coordenadora, o pastejo rotacionado promove um uso eficiente da terra, por meio de um sistema de rotação dos animais entre os piquetes, permitindo que o capim de cada área tenha tempo de se recuperar, oferecendo oportunidades de revitalização das áreas degradadas.
“É importante destacar que sempre priorizamos áreas degradadas para a instalação das nossas UDs, o que permite a recuperação dessas áreas, o que também é um dos objetivos da iniciativa pois colabora com o aproveitamento de áreas que antes estavam subutilizadas”, frisou.