Cerca de 700 pessoas aproveitaram a programação da festa

Com muita dança e alegria, os frequentadores do Centro Estadual de Convivência do Idoso (CECI) comemoraram, nesta sexta-feira (26/08), os 14 anos do espaço, localizado no bairro da Aparecida, zona sul de Manaus.
De acordo com a administração do CECI, cerca de 700 pessoas aproveitaram a programação da festa, que contou com um repertório de músicas dançantes que ia do bolero ao brega, disco e outros. Uma das frequentadoras, Margarida Maria, 68, que participa das atividades do centro desde o primeiro ano de funcionamento, resumiu a importância do projeto.
“Eu frequento esse espaço desde que inaugurou, aqui encontramos tudo que precisamos. Eu passo a semana toda aqui, eu faço hidroginástica, eu faço pilates, eu faço dança moderna, eu faço balé clássico. Aqui nós buscamos paz, carinho e autoestima, isso aqui é muito bom para todos nós”, afirmou Margarida.
Coordenado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas), o centro desenvolve, desde 2008, atividades voltadas para o público da terceira idade. O espaço tem um leque diversificado de ações, cursos e atendimentos sociais voltados para a comunidade.
Laços
Fortalecendo o laço entre os idosos, o local tem diversos grupos de convivência, um deles é o Guerreiros, formado por homens, com o objetivo de desconstruir preconceitos até mesmo em uma idade avançada. Um dos membros do grupo é o enfermeiro aposentado, João Bosco, 64, que também frequenta o Ceci há 14 anos, e ao longo do tempo teve oportunidade de realizar diversas atividades.
“Eu tinha 59 anos, fiz vários cursos e inclusive hoje eu tenho um salão de beleza e também participo do teatro, já faço peças, até no Teatro Amazonas. O Centro de Convivência está fazendo 14 anos e isso é tudo de bom pra nós aqui, principalmente para mim que vim com depressão pra cá e hoje eu sou uma pessoa diferente, ninguém diz que eu tenho 64 anos”, relatou Bosco, muito feliz após apresentação de seu grupo.
Apresentações musicais, danças coletivas, brincadeiras e um grande bolo rechearam a festa, que teve como tema “Baile Pérola Negra”, uma referência ao valor dos frequentadores do Ceci.