Ao longo do mês, serão realizadas ações de prevenção, promoção e assistência em saúde

FOTO: Divulgação/ SES-AM
Como parte da campanha Novembro Azul, de conscientização sobre a saúde integral do homem, a Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) lançou uma programação especial de conscientização sobre o tema e também reforçou os serviços para esse público. Com o slogan “Cuidar de Si também é Coisa de Homem”, a programação envolve seminários, palestras, rodas de conversa e ampliação na oferta de exames e consultas na rede estadual de saúde.
A secretária da SES-AM, Nayara Maksoud, observa que a resistência masculina em cuidar da própria saúde ainda representa um grande desafio. “Essa postura faz com que muitos homens ignorem sintomas, adiem consultas e deixem de realizar exames preventivos essenciais, o que aumenta o risco de diagnóstico tardio, de doenças em estágio avançado”, afirma.
A falta de atenção com a saúde, somada a fatores genéticos e a hábitos de vida pouco saudáveis, cria um cenário favorável ao surgimento de diversas doenças. De acordo com pesquisa da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), 46% dos homens acima de 40 anos só procuram ajuda médica quando apresentam sintomas, e apenas 32% demonstram preocupação com a própria saúde.
Segundo o Ministério da Saúde, o risco de homens morrerem em decorrência de doenças crônicas não transmissíveis, como doenças cardiovasculares e respiratórias crônicas, é de 40% a 50% maior em comparação às mulheres.
Para o médico urologista da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), André Mancini, a cultura de negligência, o receio de demonstrar vulnerabilidade e a falta de tempo devido às rotinas de trabalho, são fatores que levam muitos homens a adiarem consultas e não realizar exames preventivos essenciais à saúde.
“Grande parte dos homens diagnosticados com câncer de próstata só procura orientação médica quando começa a sentir sintomas, como dor ao urinar, alteração do fluxo urinário, sangramento na urina ou até mesmo retenção urinária que exige a colocação de sonda. Saber cuidar da família e do trabalho é muito importante, mas cuidar de si mesmo é fundamental para poder ter uma vida mais saudável e produtiva’’, aconselha o especialista.
Doenças que afetam a saúde do homem

FOTO: Divulgação/ SES-AM
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) as doenças cardiovasculares são as principais razões de óbitos no mundo, sendo o Acidente Vascular Cerebral (AVC) mais prevalente nos homens, em relação às mulheres.
Já entre as neoplasias, a mais comum entre os homens é o câncer de pele, seguido pelo câncer de próstata, a segunda principal causa de morte por câncer na população masculina. O câncer de pulmão, que tem no tabagismo o principal fator de risco em cerca de 90% dos casos, afeta duas vezes mais homens do que mulheres.
Os homens também têm maior risco de desenvolver condições como cirrose, câncer de fígado e doenças hepáticas relacionadas ao álcool.
Para os homens que alegam não poder ir ao médico por conta do trabalho ou simplesmente por falta de tempo, a secretária Nayara Maksoud informa que a rede estadual dispõe de uma série de serviços que facilitam e ampliam o acesso à saúde. Com o Programa Saúde AM Digital, hoje é possível fazer consulta diretamente do celular.
O programa Saúde Digital AM do Governo do Amazonas utiliza tecnologias de comunicação remota, como aplicativos e plataformas online, permitindo que o paciente que não tem tempo possa se conectar com um médico ou outro profissional de saúde de casa ou de qualquer lugar.
O programa disponibiliza 17 especialidades médicas: urologia, geriatria, alergologia, gastroenterologia, dermatologia, endocrinologia, psiquiatria geral e pediátrica, cardiologia, ortopedia, neurologia geral e pediátrica, ginecologia, psicologia geral e pediátrica, nutrição e pediatria. A consulta é por videochamadas e o paciente não precisa se deslocar fisicamente até uma unidade de saúde.
“O Saúde Digital AM vem se consolidando como alternativa estratégica de inovação, praticidade e redução do tempo de espera por consultas agendadas. A Telessaúde está disponível para todos os 62 municípios do Amazonas”, destaca a secretária de Saúde.
Outro serviço prático são as Carretas da Saúde, que oferecem exames de imagem, como ultrassonografia e também mamografia nos bairros. “A carreta não é apenas da mulher, é também do homem e tem uma programação mensal nos bairros e na região metropolitana. Para quem mora no interior, temos também o barco Hospital São João XXIII na Providência de Deus, que vai nas comunidades rurais. É o serviço indo até o usuário”, informa.
Programação

FOTO: Divulgação/ SES-AM
Durante a campanha Novembro Azul, a SES-AM está promovendo uma programação com foco em prevenção e promoção da saúde do homem, que inclui palestras educativas, roda de conversa e ampliação do acesso da população masculina a serviços de saúde.
A ação iniciou no dia 4 de novembro, com palestra educativa sobre Doenças da Próstata e seus agravos. O evento foi realizado no Centro Estadual de Convivência da Família Magdalena Arce Doau, na avenida Brasil, bairro Santo Antônio, zona oeste.
Na quinta e sexta-feira (13 e 14/11), a SES-AM promove a palestra educativa web com o tema Direção Saúde do Homem, na Universidade Estadual do Amazonas e roda de conversa sobre promoção e prevenção da saúde integral do homem, na Vila Olímpica de Manaus.
No dia 17, serão ampliadas as ofertas de exames de biopsia, PSA, ultrassonografia abdominal e consultas em urologia, por meio do Telessaúde. Os atendimentos acontecem nas Policlínicas Zeno Lanzine, Codajás, Dr. José Lins, na R. Maracanã, e João dos Santos Braga e Hospital Delphina Rinaldi Abdel Aziz.
No dia 21/11, a SES-AM promove roda de conversa sobre Saúde Mental dos homens, no Parque Municipal do Idoso, na rua Rio Mar, bairro Nossa Senhora das Graças.
Na Carreta da Saúde serão ofertadas, de 24 a 28 de novembro, consultas de urologia, exames de ultrassonografia e promoção de ações educativas e rodas de conversa. A unidade móvel estará posicionada na área do estacionamento do Centro Estadual de Convivência da Família Padre Pedro Vignola, bairro Cidade Nova, zona norte de Manaus. Para a realização dos exames, é necessário apresentar documento de identidade com foto e encaminhamento médico.
Com o objetivo de ampliar a conscientização sobre autocuidado e prevenção de doenças, a SES-AM oferecerá, nos dias 26 e 28 de novembro, o evento webinário – Saúde Integral do Homem, na Universidade do Estado do Amazonas e palestra educativa com o tema Direitos e Deveres do Homem relacionados à saúde do homem, na Ordem dos Advogados do Brasil.