A diretora-presidente da instituição, Márcia Perales, destacou a importância dos novos membros para o fortalecimento da política de CT&I

Fotos: Érico Xavier/Fapeam

Na tarde desta quinta-feira, (13/10), foram empossados os 27 membros titulares e quatro suplentes para o biênio 2022-2024 das Câmaras Científicas de Pesquisa e de Pós-Graduação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam). O evento, realizado de forma on-line, foi conduzido pelo secretário executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), Luiz Carlos do Herval Filho, representante do titular da Secretaria de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), presidente do Conselho Superior da Fapeam.

Ao destacar o espaço estratégico, prioritário e estruturante que a política de ciência, tecnologia e inovação (CT&I) tem para o desenvolvimento do Amazonas, a diretora-presidente da Fapeam, Márcia Perales Mendes Silva, reforçou aos novos membros a importância do apoio de assessoramento para o fortalecimento e ampliação da política de CT&I, como já vem acontecendo desde 2019.

“Sem essa condição ficaria difícil disponibilizar recursos para o apoio de bolsas, eventos e lançamentos de editais inéditos. A Fapeam sente orgulho em dizer que obteve avanços consideráveis desde 2019, acompanhada de muitas parcerias e, um desses laços parceiros, são os membros das câmaras que nos assessoram. Que essa parceria seja cada vez mais sólida e frutífera com todos membros das duas câmaras”, enfatizou.

As Câmaras de Assessoramento Científico da Fapeam têm por finalidade apoiar a Fundação na avaliação de mérito de projetos de pesquisa científica, tecnológica, de inovação e de formação de recursos humanos; na proposição de mecanismos e instrumentos específicos de avaliação de programas e projetos financiados; assessorar a Fundação quanto à formulação e implementação de sua política de fomento à CT&I.

Além disso, as Câmaras de Assessoramento também analisam as solicitações de fomento, apoio e incentivos formulados à Fapeam, emitindo parecer conclusivo e fundamentado sobre as propostas

Jair Max Furtunato Maia, pesquisador da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), e um dos conselheiros empossados, destacou a importância do trabalho que as Câmaras desempenham à Fapeam, para produção científica e estrutura de CT&I. “Contem com o nosso trabalho e empenho”, frisou.

Composição por área de conhecimento

A Câmara de Assessoramento Científico de Pesquisa é composta por sete sub câmaras definidas pelas seguintes áreas de conhecimento: Ciências Agrárias; Ciências Humanas e Sociais; Ciências Exatas e da Terra; Ciências da Saúde; Ciências Biológicas; Engenharias; Lingüísticas, Letras e Artes.

Já a Câmara de Assessoramento Científico de Pós-Graduação é composta por três sub câmaras definidas pelas seguintes áreas de conhecimento: Ciências Agrárias, Biológicas e da Saúde; Ciências Exatas, da Terra e Engenharias; Ciências Humanas, Sociais e Linguísticas, Letras e Artes.

A lista com os novos membros está disponível no site da Fapeam em: www.fapeam.am.gov.br Resoluções/Conselho Superior – Resolução 003/2022 ou acesse o link http://www.fapeam.am.gov.br/wp-content/uploads/2022/06/Resolucao-CS-003-2022-FAPEAM.pdf