Suplemento alimentar fornecido pela Sepror é alternativa para nutrição do rebanho no período de seca
Foto: Isaac Maia/Sepror
Com o objetivo de minimizar os impactos causados pela estiagem aos produtores rurais, o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), realizou nesta sexta-feira (25/10), no Distrito de Novo Céu, em Autazes (distante 113 quilômetros de Manaus), a primeira entrega de suplemento alimentar para apoiar atividade da pecuária no Amazonas. Foram entregues 4 toneladas de farelo de soja a 100 criadores locais.
O evento foi realizado na sede da Associação dos Produtores Rurais do Novo Céu e Autaz Mirim (Apcam), no município de Autazes.
A produtora rural Gelziane Maquine de Novo Céu destacou a importância da chegada do insumo que vai contribuir para a alimentação dos seus gados e sua produção.
Foto: Isaac Maia/Sepror
“Nesse período de estiagem que nós estamos passando, esses farelos de soja chegaram em um momento muito bom, onde nosso gado está passando dificuldade devido a estiagem e para nós produtores vai ajudar bastante na nossa produção”, ressaltou.
De acordo com o secretário da Sepror, Daniel Borges, o suplemento alimentar deve beneficiar mais de 1 mil pecuaristas, que diante a diminuição das chuvas tem perdido a qualidade de suas pastagens por conta da estiagem.
“Essa é mais uma ação integrada do Governo do Amazonas para estarmos beneficiando aquelas pessoas que mais precisam neste momento difícil devido à estiagem. É um investimento necessário as famílias que vivem do campo”, ressalta Daniel Borges.
O insumo que chegará aos pequenos pecuaristas amazonenses foi anunciado pelo governador Wilson Lima durante a 46ª Exposição Agropecuária do Amazonas (Expoagro), após atender o pleito da Federação da Agricultura e Pecuária do Amazonas (Faea).
Foto: Isaac Maia/Sepror
“Consideramos muito oportuna a iniciativa do Governo do Estado, através da Sepror, de apoio a suplementação animal, principalmente porque isso representa um providencial auxílio para pequenos criadores que enfrentam dificuldades para a manutenção de seus rebanhos diante da estiagem severa”, disse o presidente da Faea, Muni Lourenço.
Com a ação em todo o Estado, a Sepror entregará 1.112 toneladas de suplemento alimentar a pequenos pecuaristas de 12 municípios com um investimento de mais de R$ 1 milhão de reais.
Os municípios beneficiados são Manaus, Autazes, Careiro da Várzea, Careiro Castanho, Manaquiri, Novo Airão, Manacapuru, Iranduba, Rio Preto da Eva, Presidente Figueiredo, Itacoatiara e São Sebastião do Uatumã.
Foto: Isaac Maia/Sepror
Sobre a suplementação
A suplementação para a produção da pecuária garante a ingestão ideal de sais, nutrientes e proteínas necessários para o desenvolvimento dos animais, principalmente em épocas de estiagem, ou pastagem avariada, contribuindo com o aumento da produção de carne e leite, melhorando a saúde do rebanho e diminuição da mortalidade, suprindo as deficiências das pastagens.
Critérios para recebimento
- Estar em um município afetado e reconhecido em estado de emergência
- Ser pecuarista afetado ou impactado pela seca
- Possuir Cartão do Produtor Primário
- Estar cadastrado na Adaf
- Ser assistido pelo Idam
- Possuir plantel de bovídeos de até 10 animais