Escola Estadual Antônio Guedes fica na zona rural do município

O mundo da internet agora faz parte do cotidiano dos alunos da Escola Estadual Antônio Ferreira Guedes, na comunidade Boca do Gurupá, na zona rural do Careiro da Várzea, na Região Metropolitana de Manaus. A conexão chegou à escola por meio do programa “Computadores para a Inclusão”, do Ministério das Comunicações (MCom), por meio do projeto piloto Starlink, da empresa SpaceX.
No dia 10 de setembro, a escola recebeu dez computadores do Instituto Descarte Correto e passou a ter um laboratório de informática, no qual os 167 estudantes dos Ensinos Fundamental e Médio poderão aprimorar os estudos.
Nesta quarta-feira (22/09), o ministro das Comunicações, Fábio Farias, visitou a unidade em companhia da presidente da Space X, Gwynne Shotwell. Eles fizeram uma videochamada com o fundador da empresa estadunidense, Elon Musk, usando o sinal instalado pela companhia. Farias comentou que todos ficaram felizes com o resultado.
“Quando eu falei com Elon Musk pela primeira vez, ele disse que o que o move é isso, poder chegar em comunidades ribeirinhas, comunidades indígenas, levar conexão em lugares remotos. É um investimento alto, mas que faz com que as pessoas possam se realizar. Eu me realizo como ministro ao saber que estão conectando as escolas e essas crianças que ontem não tinham nada, imagina pro dono da empresa, isso é algo extraordinário”, frisa o ministro das Comunicações.

A secretária estadual de Educação e Desporto destacou que a parceria trouxe benefícios para a comunidade escolar. “Esse projeto é extremamente valioso. O Amazonas é o primeiro estado do Brasil a receber esse projeto. Nós vamos receber uma internet de alta qualidade e velocidade, diminuindo as nossas distâncias, nós sabemos que nós temos um estado com distâncias continentais e que é muito difícil, que as comunidades do interior, muitas vezes, tenham esse acesso à internet. Estamos muito felizes com essa parceria com o Governo Federal e o Governo do Estado”, ressaltou.
Interação
Fotos: Euzivaldo Queiroz / Seduc Fotos: Euzivaldo Queiroz / Seduc
Os alunos da EE Antônio Guedes ansiavam pela conectividade na escola, como a finalista do Ensino Médio Deyse Nery, de 17 anos, que estuda desde os 6 anos na unidade. Ela sonha em ser professora de Língua Portuguesa e Língua Inglesa e acredita que agora, com acesso à internet dentro da escola, terá mais chances de se preparar para o vestibular.
“Eu creio que irá ajudar a mim e aos meus colegas. Acho que é muito importante para a gente adquirir esse conhecimento e ter esse acesso a esse ensino de qualidade que finalmente chegou, que era um sonho de muitos anos atrás. Todo mundo ficou muito feliz porque a internet aqui é um pouco limitada, então isso vai ajudar bastante, eu e meus colegas inclusive, a dar uma melhorada e um avanço na educação, a adquirir conhecimento, conteúdo e para complementar o que já foi ensinado na escola, nas aulas” opinou a estudante.
A escola na comunidade Boca do Gurupá foi a primeira do Amazonas a receber a internet da Starlink. Outras duas escolas da zona rural de Manacapuru, na Região Metropolitana de Manaus, também serão beneficiadas com o projeto.