Pacientes e familiares receberam atendimento extra em saúde, pela equipe multiprofissional da unidade

A Policlínica Codajás, unidade da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), realizou, neste sábado (27/08), uma ação em saúde direcionada à pacientes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e seus familiares, no Centro Especializado em Reabilitação Tipo III (CER-III).
A ação foi direcionada a pacientes já residentes da unidade, que passaram por um processo de avaliação feito pela equipe multiprofissional, composta de neuropediatra, psicólogo, psiquiatra, cardiologistas e demais profissionais. Com acompanhamento de familiares, eles tiveram experiências diferenciadas, com práticas interativas terapêuticas durante todo sábado.
A Secretária Executiva de Assistência Especializada da SES-AM, Carla Lemos, enfatiza a importância de ações que vão além das consultas. “Os pacientes seguem com a equipe multiprofissional, através de um circuito terapêutico onde é montado um plano de tratamento individual, que é inserido via SisReg (Sistema Estadual de Regulação). Além disso, estamos fazendo um dia com as mães para relaxamento com práticas integrativas”, declarou.
No primeiro atendimento, os pacientes foram recebidos pela assistência social da unidade, por meio de uma acolhida, quando foi feita a triagem. Em seguida eles participaram de um circuito terapêutico com fonoaudiólogas, educador físico, psicóloga e outros profissionais. A sala de audiometria também foi utilizada para atendimento, bem como a realização de aromaterapia e musicoterapia para os usuários.
A dona de casa Iris Evangelista, de 51 anos, trouxe o neto Saimon e enfatizou o bom atendimento que recebe na Policlínica Codajás. “Toda vez que precisamos vir na unidade de saúde, somos bem atendidos e hoje, especialmente, foi bem melhor. Estamos aprendendo com os profissionais a como lidar com nosso filho e isso está nos dando retorno”, disse.
Para os familiares, a equipe realizou massagem relaxante, escalda pés, meditação e auriculoterapia, realizados pelos profissionais da unidade.
A coordenadora do núcleo de segurança da Policlínica Codajás, enfermeira Andreia Procópio, explica que o acolhimento às famílias é de suma importância. “A gente entende que por todo trabalho que elas têm no cuidado com o paciente, muitas vezes elas não cuidam da própria saúde, então quando elas vêm à unidade, estamos dando uma atenção especial. Isso faz com que pacientes e famílias consigam se sentir acolhidos para melhor cuidar dos filhos”, destacou.
Atendimento
A deficiência intelectual é o funcionamento intelectual significativamente alterado, com manifestação antes dos 18 anos e limitações associadas a duas ou mais áreas de habilidades adaptativas: comunicação, cuidado pessoal, habilidades sociais, utilização de recursos da comunidade, saúde e segurança, habilidades acadêmicas, lazer e trabalho.
Na Policlínica Codajás, pacientes com TEA são atendidos no CER III, na modalidade intelectual, recém-inaugurada em junho deste ano. As consultas são solicitadas via SisReg.
Policlínica Codajás
A unidade está localizada na avenida Codajás, 26, bairro Cachoeirinha, na zona sul de Manaus, e atende pacientes com consultas especializadas encaminhadas via Sistema Estadual de Regulação (SisReg), de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.