As intervenções são executadas, atualmente, no bairro Itaúna 2, uma das áreas mais populosas do município

Foto: João Carlos/UGPE

O Programa de Saneamento Integrado (Prosai) de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus) avança nas obras do Centro de Reservação e Distribuição (CRD 4), no bairro Itaúna 2, ponto estratégico para o abastecimento de água na região, beneficiando uma das áreas mais populosas da cidade.

O governador Wilson Lima inaugurou a primeira etapa do novo sistema, durante o Festival de Parintins, atendendo toda a cidade com água potável. Agora, as obras de concentram na parte dos reservatórios, para garantir o fornecimento sem interrupção, mesmo quando houver falta de energia no município.

O Prosai Parintins é uma obra do Governo do Amazonas, executada pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb).

Os investimentos na rede de abastecimento de água são de R$ 53,7 milhões. As obras vão contemplar a construção de 34 quilômetros de redes de distribuição, além da construção de quatro Centros de Reservação e Distribuição (CRD).

Foto: João Carlos/UGPE

No CRD 4, as obras avançam com a construção da primeira linha de pilares do reservatório elevado, que terá capacidade para 400 metros cúbicos (equivalente a 400 mil litros de água). Em paralelo, está sendo erguido um muro de fechamento com aproximadamente 180 metros lineares.

A infraestrutura do local inclui também itens de segurança, como guaritas de acesso, controle e saída. Dois poços profundos, com 200 metros de profundidade cada, já foram perfurados e interligados à rede, tendo sido entregues durante o Festival de Parintins.

A previsão é de que mais dois poços sejam perfurados na região, totalizando quatro novas unidades. Além do reservatório elevado, o CRD 4 contará com dois reservatórios apoiados, cada um com capacidade de 375 metros cúbicos, completando o conjunto da estrutura de reservação.

O secretário da Sedurb e UGPE, Marcellus Campêlo, destacou o impacto do CRD 4, que atenderá aproximadamente oito bairros, uma das regiões mais povoadas de Parintins.

“É uma obra que vai potencializar o abastecimento e garantir a reserva de água para qualquer eventualidade, como manutenções ou falta de energia. Ele aprimora o serviço não apenas pela qualidade da água, que será sempre potável, mas também por assegurar o fornecimento contínuo, 24 horas por dia, às residências. A pressurização adequada manterá a água nas caixas residenciais e no próprio CRD, permitindo atender plenamente aos oito bairros dessa região populosa de Parintins”, afirmou.

Marcellus Campêlo explicou, ainda, que a estrutura do CRD 4 está sendo projetada para atender às futuras demandas dos moradores, considerando que a região está em plena expansão.

“A estrutura do CRD 4 atende à demanda atual e já possui capacidade para absorver futuras expansões. A expectativa é que a população tenha água potável, abastecimento contínuo e adequado, com qualidade e segurança hídrica, beneficiando não apenas o bairro Itaúna 2 e adjacentes”, completou.