Evento reuniu gestores, técnicos e representantes de secretarias estaduais e municipais de saúde de todo país

A Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) participou, na sexta-feira (18/07), da Oficina de Alinhamento do Componente de Telessaúde do Programa SUS Digital no Amazonas. A secretária da SES-AM, Nayara Maksoud, apresentou os avanços do programa Saúde AM Digital, do Governo do Amazonas, por meio do qual a Telessaúde vem rompendo barreiras geográficas para aumentar o acesso à consultas e exames especializados em todos os municípios amazonenses.

Promovido pela Secretaria de Informação e Saúde Digital do Ministério da Saúde (SEIDIGI), o encontro foi realizado na Sala de Treinamento do Hospital Delphina Aziz, em Manaus.

Nayara Maksoud ressaltou o protagonismo do estado na adoção de soluções tecnológicas para reduzir o tempo de espera por procedimentos especializados no SUS. “Assumimos uma gestão ciente dos desafios do nosso território, com 62 municípios e realidades distintas. Sabíamos que a tecnologia seria um caminho necessário e, por isso, avançamos na construção de modelos alternativos para garantir acesso à saúde, mesmo nos lugares mais remotos do Amazonas”, afirmou a secretária.

Maksoud explicou que, frente à baixa densidade de especialistas no estado e à dificuldade de deslocamento das populações do interior até a capital, a Telessaúde se tornou uma solução estratégica para fortalecer a regionalização dos serviços. Ela também destacou a implementação de ações integradas, como o uso de tecnologias para sanear filas da regulação e facilitar a comunicação direta com os usuários.

A secretária da SEIDIG, Ana Estela Haddad, reconheceu o destaque do Amazonas no cenário nacional da saúde digital. “A Telessaúde no Amazonas é uma referência. O estado tem um território imenso, desafios proporcionais e, ainda assim, conseguimos observar resultados concretos”, enfatizou.

Fotos: Evandro Seixas / SES-AM

A oficina reuniu gestores, técnicos e representantes de secretarias estaduais e municipais de saúde para promover o alinhamento técnico e a integração de ações que fortaleçam a Telessaúde como uma estratégia essencial para ampliar o acesso e qualificar o cuidado no Sistema Único de Saúde (SUS), especialmente em regiões com desafios geográficos e logísticos.

Integrando as ações do Programa SUS Digital, a iniciativa busca promover a transformação digital da saúde pública, com foco na integração de dados, uso de inteligência artificial, conectividade e inovação na oferta de serviços ao cidadão.