O objetivo é acompanhar de perto o progresso que os cursos vêm gerando no sistema

Foto: DIVULGAÇÃO/SEAP

Na manhã desta quarta-feira (13) a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) recebeu uma visita técnica com o representante do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). A iniciativa visa acompanhar in loco as atividades desenvolvidas dentro das unidades, a partir das capacitações ofertadas pelo Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), por meio de uma parceria com a secretaria.

Dentre as unidades visitadas, estão o Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj) e Centro Feminino de Educação e Capacitação (Cefec), ambos localizados no Km 8 na BR – 174, onde foi possível mostrar os resultados que os cursos têm gerado dentro do sistema prisional. Com isso, foram visitados a padaria do Compaj e Cefec, a oficina de soldagem e o viveiro de peixes.

“Essas visitas acontecem periodicamente para que a equipe responsável pelo Pronatec possam ficar a par de como executamos as atividades dentro das unidades, e como os cursos têm rendido resultados excelentes”, pontuou a chefe do Departamento de Reintegração Social e Capacitação (Deresc), Keyla Prado.

“A nossa parceria entre Pronatec, Cetam e a Seap, sempre dá muitos frutos positivos, a prova disso foi o curso de piscicultura, que finalizou há uns meses e que já trouxe grandes resultados porque tivemos produção de peixes, que foram doados. Isso é de tamanha importância também para o interno porque ele vê que o trabalho dele é valorizado e que as capacitações servirão para quando eles retornarem à sociedade, uma vez que estarão preparados para o mercado”, finalizou o coordenador adjunto do Pronatec, Renan Ribeiro.