Evento tem duração de uma semana e reúne técnicos de 59 municípios do Amazonas que aderiram ao Programa Criança Feliz.

Foto: Divulgação/Seas

A Secretaria de Estado da Assistência Social e Combate à Fome (Seas) deu início, nesta segunda-feira (28/07), ao primeiro curso de formação Primeira Infância no Suas Criança Feliz, de 2025. O evento acontece no auditório do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) e vai até esta sexta-feira (1º/08). Ao todo 59 municípios amazonenses que aderiram ao programa participam da troca de conhecimento.

Ao longo da semana, os técnicos participarão de oficinas, palestras e dinâmicas que tratam da primeira infância e da atuação do programa nos municípios, com foco na melhoria do serviço. De acordo com a coordenadora estadual da Primeira Infância no Suas/Criança Feliz, Larissa Marques, a participação de supervisores e visitadores é importante para a melhoria do serviço.

“É muito importante que eles participem porque significa mais conhecimento e capacitação para quem trabalha na supervisão e visitação domiciliar das pessoas assistidas pelo programa. Quando qualificamos e aperfeiçoamos nossos técnicos e as visitas, quem ganha são as famílias atendidas pelo programa”, disse.

Presente no evento de abertura, o supervisor do programa no município de Anori, Fabrício Brandão, destacou que técnicos cada vez mais qualificados garantem uma melhor execução do programa e atendimento às famílias.

“Estamos sempre em busca do melhor para as famílias assistidas pelo programa, e participar dessa capacitação demonstra o compromisso de todos os técnicos envolvidos. Aprender mais sobre essa política é de grande importância para o nosso trabalho”, afirmou.

O Programa Criança Feliz atende gestantes, crianças de até 36 meses e suas famílias incluídas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, crianças de até 72 meses e suas famílias beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada (BPC); e crianças de até seis anos afastadas do convívio familiar em razão da aplicação de medida de proteção.

O programa visa o desenvolvimento infantil integral, com atendimento desde a gestação até os 6 anos de idade. No Amazonas, o programa está em 59 dos 62 municípios.

Por meio de visitas domiciliares, as equipes do Criança Feliz fazem o acompanhamento e dão orientações a fim de fortalecer os laços familiares e comunitários das crianças. Os visitadores são capacitados nas mais diversas áreas do conhecimento, como saúde, educação, serviço social, direitos humanos, e cultura.