Curso irá formar profissionais para atendimento de estudantes com deficiência visual

A Secretaria de Educação e Desporto Escolar do estado do Amazonas, por meio da Escola Estadual de Atendimento Específico Mayara Redman Abdel Aziz, e intermédio do Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual (CAP), tornou público o edital de seleção do Curso para Atendimento Específico em Deficiência Visual (CAEDV). Serão disponibilizadas 80 vagas para profissionais da salas de recursos multiprofissionais, profissionais de apoio escolar, professores do ensino regular e demais profissionais interessados (graduados nas diversas áreas do conhecimento e graduandos a partir do 3º período).

As inscrições para o curso serão realizadas no período de 19 a 21 de julho de 2025, via formulário disponibilizado no Link: https://forms.gle/5RF1Ne3ovax8hcCE8.

O objetivo da formação é capacitar os profissionais da educação no uso de técnicas pedagógicas eficazes para atender às necessidades de estudantes com deficiência visual, promovendo a sensibilização sobre inclusão, acessibilidade e diversidade, criando ambientes educacionais mais inclusivos, onde todos os estudantes possam participar plenamente do processo de aprendizagem, desenvolvendo habilidades e garantindo uma educação mais equitativa.

“Esse curso já acontece há mais de 15 anos na Escola Mayara Redman, apenas mudando a carga horária, que agora passa a ser de 180 horas”, ressaltou Juliete Maria Queiroz, professora do CAP.

Cronograma

Após o fim das inscrições, no dia 22 de julho será realizada a divulgação preliminar dos candidatos aprovados. A formação terá aulas no turno matutino e vespertino, na modalidade híbrida (presencial e online via Google Classroom), a serem iniciadas no dia 28 de julho de 2025, com término no dia 29 de setembro de 2025.

As aulas presenciais serão realizadas na Escola Estadual de Atendimento Específico Mayara Redman Abdel Aziz, localizada na avenida Jornalista Umberto Calderaro Filho, nº 903-B, no bairro Adrianópolis, em Manaus. Serão abordados os módulos: Baixa visão; Braille; Soroban; Orientação e Mobilidade; Prática educativa de vida independente (PEVI); e Produção de Material Adaptado.