Objetivo é desenvolver métodos de inovação para reduzir impactos ambientais em diferentes áreas

Foto: Angelo Vinicius/ Sedecti
A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti) recebeu, nesta terça-feira (14/10), representantes de empresas vindas da Europa com o objetivo de desenvolver métodos de inovação ligados à sustentabilidade. Foram apresentados os trabalhos das alemãs Temu Smart Farming e PBSGEO, respectivamente especializadas em produção de alimentos e digitalização de arquivos referentes a registros de cemitérios.
A secretaria recebeu também a italiana Metrikflow, dedicada a auxiliar empresas durante a realização de suas transições para a economia verde com base nos critérios ESG.
Representando o titular da Sedecti, Serafim Corrêa, o secretário-executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação, Jeibi Medeiros, destacou a importância da participação dos empresários para o fomento de setores voltados à bioeconomia na região, visando a busca por investimentos destinados ao desenvolvimento sustentável no estado.


Foto: Angelo Vinicius/ Sedecti
“Esses investidores têm grande potencial, principalmente para as cadeias de bioeconomia, e estão nos fazendo observar muitas possibilidades. Então temos visto oportunidades dentro dessas cadeias para podermos, de fato, apresentar algo concreto para o Amazonas na COP30”, afirmou Jeibi.
Dentre os representantes de cada empresa, estava o CEO da Temu na Europa, Márcio Schmidt, que ressaltou os objetivos da empresa na região através dos recursos oferecidos. “Fazemos automação para o setor agrícola em todos os níveis, e a agricultura tem um potencial muito grande de tornar a produção de alimentos mais eficiente usando os recursos locais daqui”, salientou Márcio.
Participaram da reunião também a chefe do Departamento de Tecnologia e Inovação (DTI), Débora Holanda; a chefe do Departamento de Bioeconomia e Ações Estratégicas (DBA), Milena Barker; e o técnico do Departamento de Atração de Investimentos e Comércio Exterior (Daice), Guilherme Vilagelim.