O mutirão acontece do dia 25 de agosto a 5 de setembro

Foto: Lincoln Ferreira/Sejusc e Arthur Castro/Secom
A Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Direitos Humanos (Sejusc) realizou uma ação agendamentos para o Mutirão de Cidadania, que acontece na próxima segunda-feira (25/08), com a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). Os agendamentos foram realizados em três pontos da cidade de Manaus. As carteiras de identidade antigas possuem validade até 2032.
Conforme a secretária da Sejusc, Jussara Pedrosa, os agendamentos visam facilitar acesso à população, principalmente para os que tem barreiras para utilizar a plataforma. “O objetivo do mutirão de agendamento é para que os serviços do Governo do Estado fiquem mais próximos ainda da população, principalmente, para as pessoas que têm dificuldade de utilizar o link de agendamento ou que de fato desconhecem. É forma que nós temos de ficar mais próximos das pessoas em vulnerabilidade, que não têm a oportunidade de fazer esse agendamento”, pontua.


Foto: Lincoln Ferreira/Sejusc e Arthur Castro/Secom
O autônomo Silvionei Tenazor, 45 anos, relata a experiência positiva no agendamento e a importância do mutirão para garantir facilidade na emissão de documentos. “Eu achei muito importante esse atendimento, a gente estava correndo desde o ano passado. E hoje foi um dia de a gente ter essa surpresa. A minha família está toda aqui. Eu tenho mais é que agradecer as pessoas por atenderem aqui e dar essa prioridade”, comenta.
A secretária ressalta, ainda, que, com a introdução da nova Carteira Nacional de Identidade, há uma série de requisitos que os documentos devem cumprir. Eles precisam estar em bom estado, sem amassados, e o carimbo deve ser legível, garantindo que a autenticidade do documento possa ser verificada.
“Por isso, para quem tinha problema com a certidão de nascimento, nós emitimos declaração de hipossuficiência, para tirar de forma gratuita nos cartórios aqui de Manaus. Para quem não nasceu aqui na capital, nós também tivemos o apoio da Defensoria Pública do Estado para fazer a certidão de nascimento, o atendimento para aquelas pessoas que nasceram no interior do estado do Amazonas ou em outros estados. É benefício para a população. É a Sejusc levando mais cidadania para a população, que tanto precisa”, conclui.
Os agendamentos foram realizados em três pontos da capital, sendo no Centro de Convivência Magdalena Arce Daou, na zona oeste; Centro de Convivência Teonízia Lobo, na zona leste; e Centro Educacional de Tempo Integral João dos Santos Braga, na zona norte. Se concentrando em atender a população de forma rápida e eficiente.


Foto: Lincoln Ferreira/Sejusc e Arthur Castro/Secom
Tatiana de Souza, 37 anos, avalia a rapidez e eficiência do atendimento, principalmente para aqueles que não têm praticidade em fazer o agendamento pelo site. “O mutirão nos ajudou bastante, porque os vários agendamentos que eu assisti na internet, a gente não consegue fazer. E o atendimento foi de excelência, não tenho o que reclamar. Consegui todos os agendamentos que eu precisava”, relata a dona de casa.
Sobre o Mutirão de Cidadania
O atendimento das pessoas agendadas acontece entre os dias 25 de agosto a 5 de setembro, de segunda a sexta, nas unidades de Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC) mais próximas do endereço do solicitante.