Encontro reuniu representantes dos estados para tratar de financiamento climático, REDD+, combate ao desmatamento e planejamento para 2026

FOTO: Divulgação/CAL
A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) participou da Reunião Ordinária do Fórum de Secretários de Meio Ambiente da Amazônia Legal, apoiado pela Força Tarefa dos Governadores para o Clima e Florestas (GCF Task Force) e da Câmara Setorial de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Consórcio Interestadual da Amazônia Legal, realizada em São Luís, no Maranhão.
A reunião, de terça-feira (16/12) a esta quarta-feira (17/12), teve como pauta temas como o balanço da COP30 e os próximos passos da agenda climática no Brasil. O encontro reúne gestores ambientais dos estados amazônicos para discutir agendas estratégicas comuns, com foco em financiamento climático, políticas de conservação e desenvolvimento sustentável. Foram pautados programas jurisdicionais e projetos públicos voltados ao mercado voluntário de carbono, estratégias de combate ao desmatamento e aos incêndios florestais.
“A gente espera que, com essa reunião, possamos encaminhar documentos relevantes que possam destravar agendas importantes para o financiamento climático dos estados”, afirmou o secretário de Estado do Meio Ambiente, Eduardo Taveira.


Também foram debatidos mecanismos de captação de recursos, como o Fundo Amazônia e o Tropical Forest Forever Facility (TFFF), licenciamento ambiental, decisões institucionais, planejamento das ações para 2026, além dos avanços e desafios relacionados à Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) nº 743, que trata de medidas para o combate ao desmatamento e queimadas.
“É um momento de reflexão profunda sobre como os estados podem avançar, por exemplo, no âmbito do CAR, para beneficiar produtores rurais em uma agenda que é de conservação, mas também de melhoria da qualidade de vida das pessoas”, completou o secretário da Sema.