Casos de baixa complexidade, situações de emergência e urgências são explicados ao público

Foto: Divulgação/Secretaria de Estado de Proteção Animal
Para agilizar o atendimento dos animais no Hospital Público Veterinário do Amazonas, a Secretaria de Estado de Proteção Animal (Sepet) divulgou, nesta terça-feira (14/10), uma publicação nas redes sociais com orientações sobre o funcionamento dos serviços clínicos e de urgência. A ação também busca conscientizar a população sobre o uso adequado do espaço.
A secretária da pasta, Joana Darc, destacou a necessidade de explicar as classificações de atendimento para o público, visto que muitos ainda não sabem como funcionam, além de combater as fakes news envolvendo a unidade pet hospitalar, considerada a maior da América Latina em funcionamento.
“Estamos com uma demanda alta de urgências e emergências no Hospital, pois era um serviço reprimido. São centenas de anos sem Hospital Público Veterinário no Amazonas, mas agora, por determinação do governador Wilson Lima, as pessoas têm onde recorrer. Precisamos combater as desinformações que nos cercam e prejudicam a população e os animais”, afirmou.
Importante ressaltar que o atendimento aos cães e gatos é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h, exclusivamente para emergências/urgências. A unidade fica localizada na avenida Mário Ypiranga, 72, no bairro Parque Dez de Novembro, zona centro-sul de Manaus.

Foto: Divulgação/Secretaria de Estado de Proteção Animal
Os atendimentos clínicos são realizados por ordem de chegada e são distribuídas 100 senhas por dia, a partir das 7h. Para ter seu pet atendido, os tutores deverão apresentar RG, CPF, comprovante de residência e documento do animal (Sinpatinhas) se tiver. Para a vacinação, é recomendável que o tutor leve a carteira de vacinação, caso tenha.
Situações não urgentes
Os casos considerados de baixa complexidade são encaminhados para triagem ambulatorial, garantindo que os atendimentos mais urgentes recebam prioridade.
Entre as situações não urgentes estão diarreias leves a moderadas, vômito isolado, desde que sem presença de sangue e sem sinais de apatia, além de ferimentos leves, em que o animal se mantém ativo e sem sangramento intenso. Também se enquadram nesse grupo os animais vítimas de brigas leves, sem perfurações profundas ou fraturas, além de casos de esporotricose, dermatites, micoses, coceiras e otites.
Vacinação e consultas de rotina completam a lista de atendimentos que podem ser realizados mediante o encaminhamento ambulatorial.

Foto: Divulgação/Secretaria de Estado de Proteção Animal
Urgências ou emergências
Os casos de urgência ou emergência são aqueles que ameaçam a vida do animal ou exigem atendimento rápido para evitar piora do quadro. Entre essas situações estão atropelamentos, miíase (bicheira), partos difíceis ou cesáreas (distocia), sangramentos ativos em nariz, boca, ânus ou ferimentos abertos, animais apáticos ou inconscientes, vômitos persistentes por até 48 horas, fraturas visíveis com dor intensa ao toque, além de casos de maus-tratos ou violência.
Convulsões ou crises neurológicas, dificuldade respiratória com respiração ofegante ou coloração roxa ou azulada de língua e pele, e suspeita de intoxicação ou envenenamento também devem ser atendidos imediatamente.
Castração de animais
A castração de animais será feita mediante agendamento prévio através do número (92) 9 8602-4456 ou presencialmente na sede da Sepet, na avenida Umberto Calderaro, 934, Adrianópolis, zona centro-sul de Manaus, das 9h até 14h.