Cerca de 15 produtores rurais da região foram capacitados

A Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), por meio do Departamento Pedagógico (Depe), promoveu, nesta quinta-feira (03/07), a profissionalização de produtores, técnicos e gestores rurais, nos cursos de produção de biofertilizantes, compostagem, produção agrícola e de incentivo à prática da fruticultura, na zona rural de Manaus.

Coordenado pelo engenheiro agrônomo da Sepror José Portugal, os cursos foram ministrados a produtores da Comunidade Agrícola da Paz, localizada na Estrada da Cooperativa, quilômetro 21 da BR 174, Ramal do Pau Rosa, na sede da Associação de Produtores e Agricultores Familiares.

Segundo José Portugal, o curso realizado nesta quinta (03/07) é fundamental para promover práticas agrícolas sustentáveis, fortalecer a agricultura familiar e incentivar a preservação ambiental.“O uso de biofertilizantes reduz a dependência de produtos químicos e melhora a saúde do solo e a compostagem transforma resíduos orgânicos em adubo natural, reduzindo impactos ambientais. Quanto à fruticultura, esta atividade diversifica a produção de novas culturas, gera renda e valoriza o potencial agrícola local”, ressalta o engenheiro agrônomo.

Com a profissionalização de 15 produtores da região, os cursos combinam aulas teóricas e atividades práticas, com estudos de casos de sucessos e discussões sobre as melhores aplicações de acordo com a realidade local, permitindo uma aprendizagem dinâmica e aplicada à realidade do campo.