Visita destacou a UTI aérea, o Barco Hospital São João XXIII e o Complexo Regulador


Representantes do Ministério da Saúde (MS) e do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) conheceram esta semana serviços estratégicos do Governo do Amazonas que são referências no Brasil na promoção do acesso à saúde. A visita, que aconteceu entre quinta e sexta-feira (02 e 03/10), foi conduzida pela secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, que apresentou o serviço de UTI Aérea, o Barco Hospital São João XXIII e o Complexo Regulador do Amazonas.
A agenda também incluiu visita a unidades da rede privada e tratativas sobre o programa Agora tem Especialistas, do Governo Federal.
De acordo com a secretária, a visita faz parte de articulações com o MS e o Conass para a ampliação de serviços especializados de saúde no estado. “O Amazonas tem uma geografia singular e serviços de saúde que se destacam no cenário nacional. Apresentamos a UTI aérea, que é o segundo maior serviço aeromédico do mundo, o Barco Hospital, em parceria com a Associação Lar São Francisco na Providência de Deus, além do Complexo Regulador. Queremos ampliar o acesso da população do interior a consultas, exames, garantindo atendimento com qualidade e segurança”, destacou.


O diretor do Departamento de Atenção Hospitalar, Domiciliar e de Urgência do MS, Fernando Figueira, acompanhou uma transferência de UTI aérea para Manaus de um paciente infartado que estava em Anori (a 195 quilômetros de Manaus) e ressaltou que a experiência do Amazonas deve ser referência para o país. “Estar aqui está sendo uma grande escola. O Amazonas tem serviços que inspiram e que podem ser replicados em outras regiões. A realidade local mostra como o SUS deve respeitar as diferenças regionais e garantir acesso à saúde com qualidade em todos os cantos do Brasil”, afirmou.
A equipe também visitou o Barco Hospital São João XXIII, que funciona como um hospital completo, levando atendimento médico-hospitalar de qualidade a populações ribeirinhas e comunidades isoladas do interior do estado.
UTI Aérea
O serviço de transporte aeromédico do Governo do Amazonas é considerado o segundo maior do mundo em escala e recebeu destaque durante a visita. A iniciativa garante resgate e atendimento emergencial em um território com dimensões continentais, sendo fundamental para salvar vidas em regiões de difícil acesso.
A coordenadora técnica do Conass, Rita Catanali, também enfatizou a relevância da iniciativa. “Nosso papel é apoiar os secretários estaduais e isso só é possível quando conhecemos de perto a realidade. A experiência da UTI aérea e do Barco Hospital do Amazonas é um exemplo de sucesso que pode inspirar outros estados”, disse.
A programação da visita técnica incluiu, ainda, reuniões e trocas de experiências, fortalecendo o protagonismo do Amazonas na implementação de políticas públicas inovadoras em saúde. Os serviços apresentados demonstram o compromisso do Governo do Estado em ampliar o acesso da população a atendimentos de qualidade, valorizando a regionalidade e reafirmando o fortalecimento do SUS no Amazonas.