O setor é responsável por gerir os projetos que vêm ampliando o acesso da população a exames e consultas com especialistas

Foto: Evandro Seixas / SES-AM
O Amazonas tem ganhado destaque nacional, pela adoção de tecnologias que vêm ampliando o alcance dos serviços de saúde, facilitando o acesso a exames e consultas com especialistas, hoje disponíveis em todo o estado, na “palma da mão”. Apostando forte na transformação digital, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) saiu na frente e criou uma área exclusiva na estrutura da pasta para o gerenciamento dos projetos tecnológicos de assistência e gestão de dados, uma iniciativa pioneira na região Norte.
A Secretaria Executiva de Saúde Digital da SES-AM, em funcionamento desde o mês passado, atua com uma equipe especializada, trabalhando de maneira integrada na análise de dados e no avanço dos serviços que compõem o Programa Saúde AM Digital, lançado em abril deste ano pelo governador Wilson Lima.
O programa reúne ferramentas como a assistente virtual, que manda mensagem de WhatsApp para informar os usuários sobre consultas e exames, além da oferta de atendimento médico por Telessaúde e de expedição de Telelaudo. Outras iniciativas, como a implantação do prontuário eletrônico, que já avança nas principais unidades, e o Centro de Inteligência Estratégica para a Gestão do Sistema Único de Saúde (Cieges), também são exemplos de inovações nessa área, adotadas pela SES-AM.
Segundo a secretária da SES-AM, Nayara Maksoud, o Governo do Amazonas estruturou, em parceria com os municípios, conselhos de saúde e universidades, um plano robusto de Saúde Digital. “Saímos na frente e fomos além, usando as tecnologias para vencer as dificuldades logísticas e geográficas, com a adoção de ferramentas tecnológicas que estão encurtando as distâncias e proporcionando inclusão e acesso aos serviços”, afirmou.


Na opinião da secretária, ter um setor exclusivo trabalhando nessa área é importante, para que o estado continue avançando na saúde e acompanhando as transformações tecnológicas, usando as novas ferramentas em favor da população.
Gestão de dados
Para a gestão da nova área, foi designada como secretária executiva Lyana Portela, que tem expertise em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Lyana Portela é também especialista em Regulação em Saúde no SUS, pelo Hospital Sírio Libanês.
Lyana Portela ressalta que, além de atuar na ampliação dos serviços de assistência, por meio da Telessaúde e do Telediagnóstico, um pilar importante do programa é a gestão de dados. “A tecnologia tem permitido que a SES mantenha uma gestão muito mais eficiente e assertiva, baseada em dados. Esses indicadores facilitam a tomada de decisão por parte dos gestores”, destaca.


As equipes analisam em tempo real informações como taxa de ocupação de leitos em unidades de média e alta complexidade, tempo de permanência em internação, dados epidemiológicos, entre outros indicadores. A SES-AM também vem trabalhando na integração do prontuário eletrônico em todo o estado, disse ela. “Assim, o usuário terá o seu histórico registrado e poderá ser acompanhado pelos profissionais de saúde em qualquer unidade da rede”, observou.