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Saúde

SPA do Coroado abre Semana do Paciente com atividades educativas

SPA do Coroado abre Semana do Paciente com atividades educativas
Essa é a primeira vez que a Semana do Paciente é realizada na unidade – FOTO: Rodrigo Santos/SES-AM

A Semana do Paciente no Serviço de Pronto Atendimento (SPA) do Coroado iniciou na quarta-feira (28/04), com atividades voltadas para a Identificação do Paciente e Higienização das Mãos. Um dos destaques da programação, que segue até esta sexta-feira (30/04), é o ‘Big Fone’ que foi instalado na unidade e está deixando os profissionais em alerta.

O Big Fone, assim como num reality show, pode resultar em prêmios para os participantes, mas o principal foco é testar se os trabalhadores estão cientes de todas as medidas e protocolos, que devem ser adotados para a segurança do paciente. 

A diretora do SPA, Priscilla Mêne, destaca que essa é a primeira vez que a Semana do Paciente é realizada na unidade; e que a dinâmica adotada é para que as atividades sejam mais inclusivas e menos cansativas para os servidores e para os pacientes. 

“O nosso Núcleo de Vigilância vai até a assistência, vai à recepção abordar os servidores e pacientes durante o atendimento de uma maneira educativa, para não ficar aquela coisa cansativa dentro do auditório, preso assistindo slide. Claro, a gente vai fazer apresentação no auditório da temática, porém, vai colocar em prática essas duas metas: a importância da identificação correta do paciente, a higienização das mãos e uso correto dos EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual)”, destacou.

SPA do Coroado abre Semana do Paciente com atividades educativas
‘Big Fone’ foi instalado na unidade para deixar os profissionais em alerta – FOTO: Rodrigo Santos/SES-AM

Durante a tarde de quarta-feira, os pacientes do SPA do Coroado puderam participar de um momento de orientação sobre a higienização correta das mãos. Os mais participativos ainda ganharam brindes, EPI’s e kits de higiene, doados pela gestão para quem realizasse corretamente as atividades. 

A auxiliar de serviços gerais Shirley Rodrigues, que aguardava por atendimento na recepção, comentou que achou a dinâmica muito importante.

“Para mim é algo muito bom pela forma dessa equipe ensinar os pacientes, porque muitos não sabem realmente como fazer a higienização. A gente sabe que está no risco de, a qualquer momento, por um gesto de pegar em algo e pegar no nosso rosto, acabar sendo contaminado com essa doença”, disse.

Benefício 

 A psicóloga do SPA do Coroado, Danielle Macedo, citou que essas iniciativas de interação trazem diversos benefícios para os trabalhadores e pacientes, tornando o ambiente hospitalar mais seguro. 

“O maior benefício é a qualidade do trabalho, tanto para o servidor, que a partir do momento que o paciente está seguro o servidor também se sente seguro para trabalhar e desenvolver suas atividades normalmente, desenvolver uma rotina mais fluida, mais organizada. A partir do momento que as coisas ficam identificadas e padronizadas isso gera uma segurança, diminui o nível de ansiedade e de estresse. Tudo isso impacta positivamente para o servidor e para o paciente”, comentou.  


Agência Amazonas de Notícias
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