A visita teve o objetivo de apresentar as dependências e fluxo do Laboratório de Anatomia Patológica

FOTO: Laís Pompeu/FCecon
A Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), recebeu, nesta quinta-feira (11/12), a visita da equipe do A.C.Camargo Cancer Center, hospital responsável pelas análises anatomopatológicas (biópsias) do Super Centro Diagnóstico de Câncer, lançado, em junho, pelo Ministério da Saúde.
O centro faz parte do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS). Os hospitais conveniados enviarão as análises anatomopatológicas por meio de um scanner de lâminas para o A.C.Camargo.
A FCecon é um dos hospitais do país que recebeu o equipamento e está em trâmites para a instalação no Laboratório de Anatomia Patológica.

FOTO: Laís Pompeu/FCecon
Diagnóstico
O centro conta com o uso de telepatologia, telelaudos e teleconsultoria. Na FCecon, os materiais que saírem do centro cirúrgico ou de pequenos procedimentos passarão pelas etapas de preparação, clivagem, coloração e demais, até serem fixados em lâminas. As lâminas serão inseridas no scanner e enviadas para a equipe do A.C.Camargo, que fornecerá o laudo histopatológico.
“O Super Centro Diagnóstico é o maior avanço em oncologia dos últimos 20 anos e pretende agilizar, em todo o Brasil, os laudos de biópsias dos pacientes, o que é um avanço para o tratamento e sobrevida. O objetivo do Ministério da Saúde é liberar laudos em até 10 dias”, disse o diretor-presidente da FCecon, Gerson Mourão.
O laudo anatomopatológico, também chamado de biópsia, é muito importante para a continuidade do tratamento do paciente. Após uma cirurgia, o médico patologista avalia o tumor retirado e indica se estava apenas localizado naquele órgão ou se já estava mais avançado, assim como o tipo de tumor. Essa análise, através do laudo, mostra ao médico responsável pelo tratamento se será necessário, por exemplo, quimioterapia ou radioterapia.
Visita
Na visita técnica, a equipe conheceu as dependências do Laboratório de Anatomia Patológica da FCecon, assim como o fluxo de funcionamento.
“Esta parceria é uma grande oportunidade para o laboratório, para recebermos consultoria, conhecimento e equipamentos para otimizarmos o fluxo de funcionamento e processos no setor”, afirma a gerente do laboratório, Emily Franco.
Parceria
Dentro da parceria com o A.C.Camargo por meio do PROADI-SUS, pequenas peças de procedimentos menores já estão sendo enviados para o centro, para análise, desde o mês de novembro. Segundo Emily Franco, o envio é realizado por via aérea e já tem agilizado a emissão de laudos.