Iniciativa detecta principais doenças oculares em pacientes idosos

Foto: Julia Maia/FUnATI
Neste mês de setembro, o serviço de TeleOftalmo completa um ano de atividades estratégicas voltadas à saúde ocular da pessoa idosa. Lançado pela Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (FUnATI), o serviço já realizou 674 exames de retinografia em Manaus e à distância, via telessaúde, para diversos municípios do Amazonas.
Realizado pela Pró-Reitoria de Atenção à Saúde da Pessoa Idosa da FUnATI, através do Núcleo de Saúde Digital da Pessoa Idosa, o projeto tem como objetivo utilizar exames de retinografia gratuitos de alta qualidade para ampliar o acesso à assistência oftalmológica, e cobrir áreas remotas da região amazônica. O serviço faz parte da iniciativa nacional articulada com Programa Nacional Telessaúde Brasil Redes do Ministério da Saúde via Telessaúde Goiás.
De acordo com o reitor da FUnATI, Euler Ribeiro, o projeto faz parte das ações de interiorização das atividades realizadas pela instituição na capital.
“Estamos chegando a vários municípios do Amazonas, levando serviços, ações, participando de campanhas e outras frentes. O TeleOftalmo é mais uma iniciativa que auxilia a saúde daquelas pessoas que tiveram o privilégio de envelhecer com qualidade”, afirma.

Foto: Julia Maia/FUnATI
A Pró-Reitora de Atenção à Saúde da Pessoa Idosa, Vanusa Nascimento, reforça que o serviço reduz o tempo de espera e possibilita tratamento para complicações previsíveis com o diagnóstico precoce.
“É um exame de prevenção que avalia doenças relacionadas à saúde ocular, como catarata, diabetes, retinopatia diabética, cegueira, glaucoma, entre outras. Imagina uma pessoa que só conseguia ir ao oftalmologista verificar a questão do grau ocular, agora, com esse exame, consegue verificar várias patologias de forma rápida”, explica Vanusa.
Vanusa completa que, em caso de alguma alteração, após a realização do exame, a pessoa idosa é inserida no Sistema de Regulação (Sisreg) para acompanhamento com os especialistas da saúde ocular.
Campanhas itinerantes
Dos 674 exames realizados neste ano de atividades, 478 foram realizados por meio de campanhas itinerantes, ações como o programa Governo Presente, Saúde Presente da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), Ação Verde Oliva do Comando Militar da Amazônia (CMA), além de ações no município de Maués. Os demais 246 exames foram realizados na Policlínica Gerontológica Darlinda Esteves Ribeiro da FUnATI.