Procedimento foi realizado, por meio do programa Opera+ Amazonas, que busca reduzir o tempo de espera para cirurgias eletivas

Fotos: Antonio Lima/Secom
Voltar a trabalhar e a realizar simples atividades do dia a dia são alguns dos benefícios diretos que a cirurgia de catarata proporcionará ao eletricista Mizael dos Santos, de 57 anos, morador de Iranduba (a 27 quilômetros de Manaus). O paciente realizou o procedimento oftalmológico, nesta quarta-feira (07/01), na capital amazonense, por meio do programa Opera+ Amazonas, que busca reduzir o tempo de espera para cirurgias eletivas.
“Eu estou bem, não estou sentindo dor e estou me sentindo feliz por ter realizado esse tratamento e grato pelo apoio do nosso governador a todas as pessoas. Agora, vai dar para fazer as coisas que preciso fazer. Espero que com essa cirurgia, eu venha enxergar bem para continuar minha vida, trabalhar e voltar a fazer o que eu fazia antes. Vai melhorar muito”, destacou o paciente.


Fotos: Antonio Lima/Secom
A cirurgia, realizada em uma clínica de Manaus, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), foi conduzida pela oftalmologista especialista em catarata e retina, Cristina Freire, que explicou como o procedimento, que dura poucos minutos, melhora significativamente a visão e, consequentemente, a vida dos pacientes.
“A cirurgia da catarata é de extrema importância porque reinserimos esse paciente no mercado de trabalho novamente, devolvemos autonomia para o paciente, porque ele começa a conseguir fazer suas atividades diárias sozinho. A autoestima do paciente fica diferente depois da realização da cirurgia de catarata. Então, esses mutirões de catarata são de extrema importância para a região, reinserindo todos esses pacientes nas suas autonomias e nas suas atividades diárias”, declarou a médica.


Fotos: Antonio Lima/Secom
Mutirões oftalmológicos
O Governo do Amazonas tem realizado mutirões de cirurgias oftalmológicas, tanto na capital quanto no interior do estado. A ação integra o programa Opera+ Amazonas, do Governo do Estado, e tem como meta realizar 12 mil cirurgias oftalmológicas para reduzir tempo de espera e garantir acesso às cirurgias eletivas.
O mutirão de cirurgias de catarata já percorreu os municípios de Iranduba, Rio Preto da Eva, Parintins, Manacapuru, Presidente Figueiredo e Autazes.
Em dezembro de 2025, o governador Wilson Lima realizou a entrega de cerca de 2 mil óculos de grau, como parte do mutirão oftalmológico do Governo do Estado. A iniciativa integra uma estratégia que garante o ciclo completo do cuidado em oftalmologia na rede pública, com consultas, entrega de óculos e cirurgias, ampliando o acesso ao diagnóstico, ao tratamento e à reabilitação visual pelo Sistema Único de Saúde (SUS).